terça-feira, 18 de setembro de 2007

A orla marítima e a planície costeira

A orla marítima de Fortaleza apresenta uma extensão de, aproximadamente, 33 km de praia banhada pelo Oceano Atlântico, e situada entre os rios Ceará e Pacoti. As características físicas e o tipo de ocupação que mudaram o aspecto natural da orla determinaram a diferenciação de 02 (duas) faixas: Norte e Leste. A Faixa Norte está localizada entre o rio Ceará e a Ponta do Mucuripe, com extensão aproximada de 17 km no sentido Oeste-Leste. A Faixa Leste localiza-se entre a Ponta do Mucuripe e a Foz do Rio Pacoti, com direção Noroeste-Sudeste.

Na imagem, as maiores interferencias urbanas estão com gradação de vermelho e as menores em gradação de amarelo. Tendo em conta as densidades de ocupação registrada, existe duas macrosituações de risco ambiental a ser corrigidas, na Faixa Norte. Na Faixa Leste, por conta de uma certa rarefação de ocupações, as situações estão localizadas tão somente nas regiões do Servluz e Foz do Rio Cocó.

Um comentário:

Unknown disse...

Niède Guidon, diretora da Fundação Museu do Homem Americano, que administra o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, vai leiloar no próximo dia 22 quatro quadros do artista plástico Afranio Castelo Branco, de sua coleção particular, em busca de recursos para destinar à entidade.

Penúria 2. A arqueóloga diz desconhecer o valor dos quadros, mas espera arrecadar ao menos R$ 30 mil com o leilão. "Não dá para sustentar o parque, mas serve para pagar algumas despesas urgentes. Sei que será impossível me ressarcir, mas isso não tem importância", diz ela. O leilão acontecerá no Antiquário Sasson, em São Paulo. (Coluna Painel - Folha de São Paulo)