sábado, 8 de setembro de 2007

Referências históricas: o desenho holandês do Marajaitiba


Em 02 de abril de 1649, em uma nova tentativa de conquista do território, uma segunda expedição holandesa chega à enseada Mucuriba. Chefiada por Capitão Mathias Beck, tinha a parte militar confiada ao Major Joris Garstman, que já estivera nesta região na primeira tentativa em 1637.

A localização escolhida foi a Colina Marajaitiba ou Dunas do Marajaitiba, onde abaixo corria o Rio Marajaik, com águas de boa qualidade para o consumo humano, configurando uma pequena várzea de densa vegetação ciliar. Imediatamente foi iniciada a construção de um forte em 10 de abril de 1649, com denominação de Forte Shoonenborch, em homenagem ao Governador do Pernambuco, dando início ao primeiro traçado urbano da cidade de Fortaleza.

O rio que os holandeses chamavam Marajaik e mais tarde, também foi denominado Ipojuca, depois e Telha, e hoje é o Pajeú. A Rua da Telha é hoje a Rua Rufino de Alencar. Provavelmente a primeira obra de arte urbana em Fortaleza, foi a passagem viária sobre o Rio Marajaik, nesta situação.

E aqui fazemos um reparo à nossa nota. O entendimento da História e notadamente do capítulo da História da Cidade de Fortaleza é um procedimento obrigatório, tanto para a composição de
qualquer diagnóstico da situação, quanto para definição de diretrizes e soluções às questões de proteção e preservação do meio ambiente no contexto urbano, como à qualificação do espaço público em nossa cidade de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.

A cidade de Fortaleza, em meados do Século XVII, vista a partir do foz do Rio Marajaik, mais tarde Pajeú, na região da orla marítima central, onde hoje se localiza o Poço da Draga, do pintor holandês, Franz Post.

Nenhum comentário: