segunda-feira, 10 de setembro de 2007

As esculturas de sumiram da praça... é manchete do jornal "O POVO"


Segundo o jornal "O POVO", o descaso com a manutenção dos espaços públicos e áreas livres em nossa cidade é o culpado pelo desaparecimento de várias esculturas do Parque Rio Pajeú ou Parque das Esculturas, localizado na Rua 25 de Março, em frente ao CDL. Caderno Vida e Arte, em 10/ 09/ 2007.

Segundo o site da SEMAM o PARQUE PAJEÚ, está localizado entre a Av. Dom Manuel e Rua Pinto MadeiraBairro, na área central, tem 15.335 m2. É resultado do Decreto Nº 5565/80 de 24/04/1980 – Declaração de Utilidade Pública para desapropriação, promulgado pela Gestão Lúcio Alcantara, quando Prefeito de Fortaleza. A proposta é resultante da urbanização das margens do Riacho Pajeú.

Em Maio/ 1993, a CDL/ Câmara de Dirigentes Logistas assume a manutenção do parque. Em Abril/e 1997, a CDL, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, transformam o Parque Pajeú no Parque das Esculturas, com obras de 16 artistas plásticos cearenses: Ascal, Patrícia Al'Kary, Sérvulo Esmeraldo, Aldemir Martins, Emília Porto, Gilberto Cardoso, Hélio Rola, Heloísa Juaçaba, José Guedes, Sérgio Lima, Sérgio Pinheiro, Roberto Galvão, José Tarcísio, José Pinto, Aderson Medeiros e José Mesquita. A partir de proposição de Sérvulo Esmeraldo.

Imagem do Parque Pajeú. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: