quarta-feira, 12 de setembro de 2007

O Parque Parreão, no Bairro de Fátima


Este blogspot passa a divulgar a série: "Os parques que a cidade de Fortaleza não conhece" e o primeiro da mesma é o Parque Parreão, no Bairro de Fátima, consolidado em 1993, na Avenida Borges de Melo, ao lado da Rodviária João Tomé, foi concebido de acordo com a diretriz de dotar Fortaleza de novas áreas verdes e opções de recreação.

O projeto, com área aproximada de 22.000m², realizado pelos Arquitetos Maria Clara Nogueira Paes e Luís Munis Deusdará criou uma ambiência de paisagem de rara beleza e significado, além de dotação de equipamentos de lazer, pequeno anfiteatro para apresentações populares e luminotécnica urbana e além de fugir da usual proposição de canalização subterânea para o Córrego Parreão, realçando o percurso natural do curso d'água.

O parque é bastante utilizado pela população local, como equipamento de lazer e fruição da natureza, que entretanto não tem tido a manutenção adequada por parte da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Tem sido também alvo de marginalização e são comuns as reclamações sobre a falta de segurança e registra ligações irregulares de esgotos residenciais e até industriais, comprometendo a qualidade da água do Riacho Parreão.

Imagem da atual situação do Parque Parreão. Arquivo Ibi Tupi. Direitos autorais reservados.

Um comentário:

livian garcia disse...

Nós, do Movimento Pró Coleta Seletiva com Geração de Renda, da Paróquia de Fátima, estamos nos empenhando, desde a realização, no bairro de Fátima, da Grande Caminhada em Defesa da Natureza, dia 04.06.11, na revitalização do Parque Parreão, embora os moradores do entorno desse Parque não acreditem. Hoje, 01.09, entregamos um abaixo-assinado ao Vereador Ronivaldo Maia, para que faça chegar, o mesmo, às mãos da Sra. Prefeita Luiziane Lins. Estamos na luta e acreditamos que esse deva ser um interesse bem maior do poder publico de revitalizá-lo, pois, é obrigação do Gestor Municipal e um direito da sociedade de usufruir desse Parque.