quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O DAU/ Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC

O DAU/ Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia da UFC/ Universidade Federal do Ceará, historicamente denominado Escola de Arquitetura UFC, orienta a formação dos arquitetos e urbanistas no Estado do Ceará há mais de quarenta anos, como colabora com diversos programas da UFC.

Nesta unidade de ensino tem maior destaque a presença do LEAU/Laboratório de Estudos em Arquitetura e Urbanismo, atualmente coordenado pelo Prof. Dr. Renato Bezerra Pequeno, que realiza pesquisas e subsidia atividades docentes nas áreas de arquitetura e urbanismo, além orientar a criação de acervo documental de sua produção, que envolve também consultoria a institutições públicas ou privadas integrando-se em programas da universidade como tem feito o próprio departamento desde os anos 60, quando em nos primórdios, colaborou com estudos de ordenamento e estruturação do município, no Plano Diretor Municipal/ 1962/1964, coordenado pelos Professores Hélio Modesto e Adina Mera, denominado Plano Hélio Modesto.

Iniciando, desta forma, uma tradição que teve seguimento com atividades ligadas a elaboração do PDF/ Plano Diretor Físico/ 1975-1979, seguida da elaboração da composição do atual PDDU FOR/ 1992 e LUOS/ 1996 e, mais à frente com o quadro de realizações do PROJETO LEGFOR, que incluiu a atualização da Síntese Diagnóstica Municipal/ Versão 2002-2003 e, a formualação dos Anteprojetos do PPDUA/ Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município de Fortaleza/ Versão 2004, LUOS/ Versão 2004, Código de Obras e Posturas/ Versão 2004 e Código do Meio Ambiente/ Versão 2004. Além de realização do Inventário Ambiental de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Município de Fortaleza, com denominação compacta de Inventário Ambiental de Fortaleza. Estas últimas atividades através da interveniência da ASTEF/ Associação Técnico Científica Eng. Paulo de Frontin.

Em data recente, já consolidado como LEAU/ Laboratório de Estudos de Arquitetura e Urbanismo, em 2002, para suporte às atividades do Mestrado Interinstitucional FAUUSP/ DAU/CT/UFC e no presente também como suporte às novas diretrizes para sua ação ligadas ao novo Doutorado Interinstitucional FAUUSP/ DAU/CT/UFC, passou a realizar relevantes pesquisas e estudos, como - Economia Política da Urbanização do Baixo Jaguaribe/ CNPQ, Alternativas de Saneamento Básico para Comunidades Carentes/ Fundação Johnson e Fundação SODIS, Projeto Prática e Diálogo: O Futuro das Cidades/ Fundação Konrad Adenauer, Observatório das Metrópoles/ IPPUR/ UFRJ; Corredor Ecológico do Rio Maranguapinho, Morfoanálise de Áreas Periféricas Metropolitanas: o caso da Região Metropolitana de Fortaleza e Novas Áreas de centralidade Urbana: O caso do bairro da Aldeota em Fortaleza.

Um comentário:

Unknown disse...

onde encontro pra baixar o inventário ambiental de Fortaleza de 2003?