segunda-feira, 10 de setembro de 2007

A cidade de Fortaleza não reconhece seus próprios parques


A cidade de Fortaleza não reconhece seus parques. No site da SEMAM/ Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano da Prefeitura Municipal de Fortaleza - http://www.semam.fortaleza.ce.gov.br/parquesmunicipais.htm - alguns do mais importantes e tradicionais parques de nossa cidade, não são reconhecidos como os parques: Lagoa da Parangaba, Lagoa do Porangabussú, Messejana e Beira Mar. Também não constam deste reconhecimento, toda a Orla Marítima Oeste, da Barra do Ceará ao Kartodromo, nas imediações da Escola de Aprendizes de Marinheiros, onde está o Polo de Lazer e Esportes do Kartodromo, também não reconhecido e a Praia do Futuro.

Além disso, no Inventário Ambiental de Fortaleza são propostos mais 23 novos parques, para a nossa cidade além do mega parque Rachel de Queiroz, na Zona Oeste da cidade, com seus 254 hectares e ainda 5 reservas florestais, além da resolução de todas as questões afeitas ao Parque Estadual do Cocó. Todas estas novas áreas estãoi ligadas de certa forma à presença dos recursos hídricos distribuídos de forma extensiva em nosso território. As proposições vão mais além e incluem a requalificação de todas as situações existentes.

Nossa interpretação é o Inventário de Recursos Hídricos e Orla Marítima de Fortaleza, com denominação compacta de Inventário Ambiental de Ambiental, nunca foi incorporado, em suas verificações, diagnósticos e recomendações às ações da própria SEMAM. Recomendamos então à SEMAM um grande seminário sobre os resultados do mesmo.
Imagem da Lagoa da Messejana e seu calcadão implantado pela própria Prefeitura Municipal de Fortaleza, contexto que não é reconhecido como um parque público municipal pela SEMAM. Fotografia de Daniel Roman. Diretos Autorais Reservados.

Nenhum comentário: