sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Um presente para Fortaleza


Ontem, entramos no ar, de forma experimental com este novo blog - http://inventarioambientalfortaleza.blogspot.com/- e hoje, nas primeiras horas, deste 7 de Setembro de 2007, oferecemos um presente à nossa cidade de Fortaleza: a disponibilização dos conteúdos mais importantes do Inventário Ambiental de Recursos Hídricos e Orla Marítima 2002/ 2003 e da metodologia de abordagem que possibilitou a configuração do mesmo.
Esperamos que desta vez, por fim, a Administração Municipal receba este presente, assim como outros vinculados a esta diretriz e, atualize estes resultados. Reconhecer os grandes problemas ambientais da nossa cidade, as agressões, por vezes consentidas e outras vezes autorizadas, ao que nos resta de meio ambiente natural e a cada vez mais inadequada relação entre os espaços contruídos e a gestão das áreas públicas , como resultado da ausência de de um sistema de planejamento, controle e gestão urbana é um primeiro passo que devemos dar, em direção à solução destes impasses e, significa que estamos dispostos a receber este presente.

Entender que nossas potencialidades estão à nossa vista, tão somente a dois ou três passos de nossos trajetos usuais, por vezes em pequenas porções de reservas naturais “escondidinhas” nos fundos de quintais e terrenos abandonados e devolutos, em todos as regiões, bairros e lugares de nossa cidade, onde sempre existe um pouco vegetação de porte, cursos d’água fluentes, lagoas e açudes, pássaros de várias plumagens em seus ninhários e pequenos animais silvestres, significa que podemos construir uma visão de futuro comum.
Aceitar que possam existir outros olhares sobre a nossa cidade e colaborações, não obrigatoriamente vinculadas aos ditames limitados da gestão pública municipal é um passo definitivo, em direção a definição de uma maior qualidade de vida para nós todos.
Da Equipe deste blogspot, que participou da realização do Inventário Ambiental de Fortaleza.

Imagem do Riacho Alagadiço e vegetação ciliar de médio porte em suas margens, com a presença da vedação do lote condominial, que impede qualquer contato ou fruição visual da mesma. na proximidade da Av. Dr. Theberges. Um padrão usual de ocupação em Fortaleza onde o contexto natural em geral não apropriado como elemento de qualidade de vida. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: