sábado, 8 de setembro de 2007

Os inimigos do Parque Ecológico do Cocó


Uma reserva de mangue de 1.155 hectares corta ao meio a quarta maior cidade brasileira. E um rio que flui margeado pelo mangue fechado. O Parque Ecológico do Cocó resiste à expansão da cidade, mas nem sempre vence.

O parque tem inimigos, muitos deles não visíveis, escondidos pela densa vegetação, como as carvoarias clandestinas que abrem clareiras no mangue, longe das vistas daqueles que transitam na proximidade. Para transformar a madeira em carvão, a mata nativa é derrubada, uma vala é cavada na terra e um forno é improvisado. Em 2006, mais de 15 carvoarias ilegais foram fechadas no Parque do Cocó. Em 2002/2003, a equipe que realizava o Inventário Ambiental de Recursos Hídricos e Orla Marítima de Fortaleza, encontrou 16 carvoarias do mesmo tipo. Algumas destas ainda lá permanecem. Para cuidar de tudo isso, 30 homens da CPMA/ Companhia de Polícia Militar Ambiental se revezam e vasculham as áreas de mata fechada.
Imagem da mata densa do Parque do Cocó de Daniel Roman, nas imediações da Av. Murilo Borges. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: