terça-feira, 11 de setembro de 2007

Para o Polo de Lazer e Bosque da Sargento Hermínio, a perspectiva de uma nova solução em vista


A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da SEMAM/Secretaria do Meio Ambiente e Controle e Urbano e da SER I/ Secretaria Executiva Regional I, reconhecem que a proposição da quadra poliesportiva no lugar da vegetação de porte existente é uma solução de inadequada é também ilegal do ponto da Legislação vigente, notadamente em contraponto ao PDDU/ Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e LUOS/ Lei de Uso e Ocupação do Solo. Este blog parabeniza a Administração Municipal por esta postura mais democrática e pela abertura da questão ao debate.

A sugestão deste blog e da equipe que participou do Inventário Ambiental de Fortaleza, é que a proposta original do Pólo de Lazer e Bosque do Alagadiço, composta dentro do IPLAM/ Instituto de Planejamento Muncipal de autoria do Arquiteto Otacílio teixeira Lima Neto, em 197791980 seja verificada em detalhe e no que for possível atualizada.

Da mesma forma deveriam ser levadas em conta as diretrizes e recomendações do Inventário Ambiental de Fortaleza para preservação de toda a região da Sub Bacia do Riacho Alagadiço desde o Açude João Lopes. E complementarmente deveria ainda ser avaliada a a proposição do Parque Rachel de Queiroz, naquela situação, que integra áreas de propriedade municipal e áreas de propriedade estadual. Ambos os trabalhos coordenados pelo Prof/ Arquiteto José Sales.

E ainda todas as sugestões de aprimoramento do espaço proposta pelo Movimento pela Revitalização do Pólo de Lazer da Av. Sargento Hermínio, contida em seu site http://www.bairroellery.com.br/ sejam levadas integralmente em conta, pois são fruto de uma consulta popular à população na vizinhança.

Registramos que ora existe uma atenção redobrada à esta questão do Polo de Lazer e Bosque da Av. Sargento Hermínio e, às soluções que deverão ser propostas à mesma pelos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, em nossa cidade de Fortaleza. Só no Departamento de Arquitetura e Urbanismo/ Centro de Tecnologia/ UFC existe um grupo de estudo ativo e uma disciplina cujo o enfoque é o Meio Ambiente no contexto urbano, que verifica parte da Sub Bacia do Riacho Alagadiço, desde o Riacho João Lopes até as imediações do Açude Santo Anastácio. Está em formatação um diagnóstico da situação que envolve a questão legal, o uso e ocupação do solo na região, os espaços públicos e áreas verdes, os probelmas de preservação ambiental, as proposições existentes e a acessibilidade e o sistema viário.

Imagem das margens do Açude João Lopes. Fotografia de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.


Nenhum comentário: