domingo, 30 de setembro de 2007

Parque da Lagoa da Maraponga


O Parque da Lagoa da Maraponga existe desde 1991, como Área de Proteção Ambiental Municipal, de acordo com a Lei 6.883/91, quando a situação foi também desapropriada, na Gestão Maria Luiza Fontenele/ PT. Sua dimensão é da ordem de 19,95 ha.
De acordo com o Programa Parque Vivo, da Universidade Federal do Ceará, o Parque Ecológico da Lagoa da Maraponga, assim como vários outros parques e pólos de lazer de Fortaleza, não dispõe de equipamentos atrativos de recreação e de esportes.
Trata-se de um dos espelhos d'água mais belos de Fortaleza, cujo sistema lacustre sofre com ocupações e poluição por águas servidas. A área em questão apresenta diferentes problemas ambientais e sociais que vêm afetando a qualidade do sistema lacustre, refletindo diretamente nos aspectos socioambientais das comunidades de baixa renda já inseridas em áreas de riscos.
A recuperação da Lagoa da Maraponga requer a adoção de medidas como: Saneamento básico das áreas de influência direta e indireta(1). Banir práticas que favorecem os processos erosivos(2). Conscientizar a população sobre a importância de preservar a vegetação ciliar(3). Retirada da população das áreas de risco de inundações(4). Promoção de eventos culturais que atraiam não só a população local, mas também de outros locais da cidade(5).
Em 2002, o Governo do Estado através da SOMA/ SEMACE e SEINFRA realizaram ações de qualificação daquela situação, que entretanto não foram suficiente para consolidar um contexto de preservação e proteção da mesma. Em Setembro/ 2003, os integrantes do PV/ Partido Verde reclamavam do abandono da área, em seu site, na coluna Opinões Verdes, através de artigo do Jornalista Francisco Gomes Segundo. Recentemente a Prefeitura Municipal de Fortaleza promoveu a limpeza da lagoa e reurbanização da área verde em torno.
Arquivo de Imagens de Ibi Tupi. Fotografia da Daniel Roman Direitos autorais reservados.

Um comentário:

lilian & Paula disse...

Parabens pela linda foto!!!

Como moradora da Maraponga, me sinto orgulhosa de morar tão próximo deste lindo parque, que vc soube tão bem retratar.
lindo!!!