segunda-feira, 10 de setembro de 2007

O Pólo de Lazer e Bosque da Sargento Hermínio


O Pólo de Bosque da Sargento Hermínio é única grande área verde pública da Zona Oeste da cidade de Fortaleza. Apesar de ter sido constituído em 1976, até a presente data nunca foi consolidado segundo sua proposição original de quase 40 hectares. O que lá existe é da ordem de apenas 4 hectares e foi implantado na Gestão Lúcio Alcantara, quando Prefeito de Fortaleza.

Segundo o site oficial da SEMAM/ Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano da Prefeitura Municipal de Fortaleza - http://www.semam.fortaleza.ce.gov.br/parquesmunicipais.htm - o PÓLO DE LAZER SARGENTO HERMÍNIO está localizado na própria Av. Sargento Hermínio, no bairro Alagadiço/São Gerardo e tem área de 39.259,53 m2 segundo Decreto Municipal Nº 4630/76 de 30/01/1976 – Declaração de Utilidade Pública para desapropriaçãoe destina como Zona de Preservação Paisagística.

Entretanto estas normas afeitas a Zona de Preservação Paisagísticas, tem sido desconsideradas pela própria Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria Regional I, quando esta faz uma proposição de intervenção construtiva, na situação de maior densidade arbórea, com vistas a remoção de espécies de grande porte para instalação de quadra esportiva. Segundo declarações da SER I "a retirada de dois grandes ipês adultos e em floração pode muito bem ser equacionada e os mesmos podem ser substituídos por outras espécies de menor porte, sem comprometer a qualidade da flora local e a paisagem ali consolidada".

Nenhum comentário: