segunda-feira, 10 de setembro de 2007

O situação atual do Parque Rio Branco, no bairro Joaquim Távora


Desde Maio/2006 que o Parque Rio Branco um dos espaços públicos mais utilizados pela população de nossa cidade, situado na Av. Pontes Vieira, com entradas pela Rua Capitão e Visconde do Rio Branco, está sob o jugo de obras de reforma e revitalização do Parque Rio Branco. Parte dos equipamentos lá consolidada, sob justificativa destas obras, como a pista de cooper, foi integralmente destruída e permanece desta forma. A iluminação pública passou a ser inexistente, a manutenção do espaço também.

O MOVIMENTO PROPARQUE, fundado em 1994, composto inicialmente, em sua maioria, por moradores do bairro Joaquim Távora e vizinhança, tendo como objetivo a sensibilização do poder público e da comunidade para a importância da preservação de nossas áreas verdes, que atua, a princípio, reivindicando a revitalização do Parque Ecológico Rio Branco, enquanto reserva verde e espaço de convivência saudável. tem reclamado continuamente desta condição. Nada há que a justifique tanta morosidade e falta de cuidados. As explicações também não existem sobre estes fatos da parte da Administração Municipal, representada pela Secretaria Regional I.
A revitalização previa troca de piso da pista de cooper, portões, segurança, espaço para jogos de mesa e exposições, colocação de brinquedos para crianças. Além de um projeto de reflorestamento do parque a ser feito pela EMLURB/ Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização de Fortaleza. Além de novo projeto de iluminação, respeitando as características de parque ecológico. O projeto de revitalização foi definido em Audiência Pública de 22 de março de 2006, após negociações na Comissão de Revitalização do Parque, criada pela Prefeita Luizianne Lins, em fevereiro de 2005.

Contatos com com o MOVIMENTO PROPARQUE com Luísa Vaz/Coordenadora e Ademir movimentoproparque@bol.com.br e http://www.movimentoproparque.blogspot.com/

Fotografia de Amélia Farias, retirado do blog FOTOPOVO, para efeito de divulgação.

Um comentário:

Bia disse...

Moro pelo bairro Joaquim Távora e sempre faço minha caminhada nesse parque lindo, mas infelizmente ele está bem acabado. Precisando de uma grande reforma