segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Ainda sobre o Polo de Lazer e Bosque da Sargento Hermínio


A partir da situação existente do Polo de Lazer e Bosque da Sargento Herminio, proposto em 1976 e consolidado a partir de 1981, existem várias outras proposições correlatas. A primeira delas vem do PROJETO SANEAR, compondo e implantando um desenho urbano de proteção toda a sub bacia do Rio Alagadiço desde o Açude João Lopes até o Campus PICI: a conhecida delimitação das "correntinhas pretas", que ainda lá está a estender o parque até as imediações da Rua Olavo Bilac.

Uma segunda proposição é do Parque Rachel de Queiroz que amplia o contexto de proteção e preservação à toda sub bacia do Riacho Alagadiço, Açude Santo Anastácio e Riacho Correte, até o Rio Manguapinho, compondo um parque linear de quase 12 quilometros de extensão, com de 15 setores de intervenção e área de 254 hectares . Este projeto foi integralmente realizado para a Prefeitura Municipal de Fortaleza, representada pela SEMAM, através do IEPRO/ UECE, a partir ce concepção e coordenação do Prof. José Sales, que o levou à verificação do MMA/ Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, onde o mesmo foi destacado como relevante à cidade de Fortaleza.

Uma terceira proposição, foi há pouco lembrada pelo Blog Lúcio Alcantara, EM 31/08/ 2007, através de palavras do próprio blogueiro Lúcio Alcantara: "Tenho acompanhado pela imprensa a discussão sobre o Parque do Alagadiço, no Bairro Ellery, e o debate sobre a conveniência de se construir ali uma quadra coberta pela Prefeitura.O Parque foi implantado na minha gestão como Prefeito. É a única área verde pública de toda aquela região. Por ter dimensões pequenas não comporta um equipamento como o que se pretende fazer.Como governador, desapropriei o Patronato Juvenal de Carvalho, pertencente ao Instituto Rocha Lima, que somado à área fronteira, já de posse do Estado, permitirá, integrado ao terreno da Prefeitura, a expansão substancial do parque.De quebra, um belo edifício a ser preservado, que deverá ter um uso compatível com a destinação dada ao terreno. Lazer, educação ambiental, convívio com a natureza. Mãos à obra, pessoal!".

A SEMAM, não reconhece nenhuma destas proposições. Nem a proposta do Parque Rachel de Queiroz, justiticada pelo Inventário Ambiental de Fortaleza. E não explica porque a mesma não pode ser consolidada, embora ela tenha sido destacada como excepcional pelo corpo técnico do Ministério do Meio Ambiente e pela própria Ministra Marina Silva, quando em visita à Fortaleza.
Em tempo: na antesala da Prefeita Luiziane Lins, no Paço Municipal, na Avenida Luciano Carneiro, está exposta uma reprodução em grandes dimensões da proposição. A SER I/ Secretaria Regional I, que tem jurisdição sobre a área, desconhece qualquer trajetória de proposições e reduz o Parque Rachel de Queiroz a um item orçamentário que não aprovado pelo Orçamento Participativo Municipal, sem relevar o conteúdo da mesma.
O Movimento pela Revitalização do Pólo de Lazer da Av. Sargento Herminio questiona esta situação e o abandono institucional em que se encontra o parque e a idéia de remoção de vegetação de porte. Insiste que o parque deveria ser melhor mantido, melhor iluminado e qualificado pela própria SER I. Consulte o site http://www.bairroellery.com.br/

Imagem do Polo de Lazer e Bosque da Sargento Hermínio também conhecido como Parque do Alagadiço, com o calcadão outros equipamentos implantados há mais de 25 anos, segundo o projeto original feito pelo IPLAM/ Arquiteto Otacílio Teixeira Lima Neto.

Nenhum comentário: