quinta-feira, 19 de março de 2009

Descaso: oito esculturas "somem" do Parque Pajeú

O mau cheiro é o cartão de visitas de uma das únicas áreas verdes do Centro de Fortaleza, o Parque Pajeú ou das Esculturas, como é mais conhecido, situado entre a Avenida Dom Manuel e a Rua 25 de Março. Para quem passa nas imediações, um lugar aprazível, com muito jardim e cortado pelo Riacho Pajeú.

A surpresa fica para quem se encoraja a entrar e atravessa sua área de mais de 15 mil metros quadrados. A falta de manutenção fez do local um parque de escombros, que enfrenta ainda problemas como a insegurança e a presença de viciados em droga, como o crack.O pior está por vir. As esculturas de importantes artistas cearenses ou estão em deplorável estado de abandono ou desapareceram. Foi o que aconteceu com oito das 16 peças ali instaladas em 1997, resultado de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e a CDL/ Câmara de Dirigentes Lojistas.

Para ver de perto a situação desse espaço público, a Frente Parlamentar Ambientalista, da Câmara Municipal, articulada pelo vereador João Alfredo (PSol), visitou o local para conferir de perto as denúncias do médico e artista plástico, Hélio Rola, cuja obra Supercão, sumiu do mapa.Além dela, as esculturas Arco-Íris, de Gilberto Cardoso; Caixa, de Sérgio Pinheiro; Mulher Reclinada, de Aldenir Martins; Pássaro, de Aderson Medeiros; Revoada, de Alberto Galvão; Série Kaosmo, de José Tarcísio e Saltando Arraia, de José Pinto, tiveram o mesmo fim. “Preferimos pensar que elas foram retiradas pela Prefeitura para serem recuperadas”, avisa João Alfredo.

Menos otimista, Hélio Rola acompanha a visita tendo em mãos o livro “Arte Pública de Fortaleza”, da arquiteta e professora Tânia Vasconcelos.Para ele, é resultado do descaso do poder público. “Ainda bem que todos nós, os autores, temos respaldo em lei de direito autoral, que nos permite questionar e ganhar da Justiça o direito de ter nossas obras, mesmo as doadas, mantidas”.

As outras oito esculturas que permanecem no parque são Abstração em Branco, de Heloysa Joaçaba; Arboriforme, de Sérgio Lima; Árvore II, de José Guedes; Cones, de Sérvulo Esmeraldo; Ecos do Cangaço, de Patrícia Al´Kary; Pai Sol, de Emília Porto; Portal das Nuvens, de José Mesquita e Tótens, de Ascal.Agora, a Frente Parlamentar quer explicações e vai se reunir, ainda em data a ser marcada, com representantes da CDL e da Prefeitura.

As assessorias de imprensa tanto da entidade de classe como da gestão municipal, via SER III/ Secretaria Executiva Regional II, afirmam que só vão se pronunciar a respeito após o resultado do encontro com os vereadores.

Reportagem do Diário do Nordeste de hoje, 19 de Março de 2009, Dia de São José. Reprodução unicamente para divulgação. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: