domingo, 1 de março de 2009

Quem não comunica se trumbica

A discussão em torno da cidade pulsa e o velho estádio Presidente Vargas é a bola da vez. Melhor seria se o debate envolvesse também o Castelão. O destino das duas praças esportivas está entrelaçado. A solução tanto de um caso quanto o de outro passa pela implementação de uma Parceria Público-Privada (PPP), mares nunca dantes navegados na Terra do Sol. Daí os estranhamentos iniciais.

Uma PPP não tem o mesmo conceito e o mesmo procedimento das tradicionais licitações. Para atrair a iniciativa privada, o executivo público precisa dizer o que quer e o que tem a oferecer. É por isso que o passo inicial é a encomenda de projetos preliminares. Estudos que indiquem a viabilidade do negócio. Foi assim pensado para o estádio Governador Plácido Castelo e é assim com o Estádio Municipal Presidente Getúlio Vargas (os dois "monumentos" públicos homenagearam governantes de plantão na época de suas construções).

O destino das duas "praças" relaciona-se diretamente com o futuro de Fortaleza. O que se pretender fazer com eles deve ser visto como uma oportunidade (rara) a favor de nossa Capital. Melhor que tudo seja feito às claras e sem medo de enfrentar o debate público. O sucesso dos empreendimentos se relaciona diretamente com a capacidade de comunicar bem. Haverá um embate público em torno das idéias que envolvem os projetos. É assim em qualquer grande cidade do mundo. Por isso, não é coisa para amadores.

Da Coluna Política do Jornalista Fábio Campos, no jornal O POVO, de hoje, 01 de março de 2009. Reproduzida para divulgação. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: