quinta-feira, 26 de março de 2009

Secretário do Turismo responde ao Arquiteto José Sales

Com o título "Os impactos do Acquário Ceará", o secretário estadual do Turismo , Bismarck Maia, espera rebater artigo do arquiteto e professor da UFC, José Sales, aqui veiculado. O projeto vem gerando polêmicas, ao ponto, inclusive, do irmão do governador Cid Gomes, o deputado federal Ciro Gomes, denunciar um "Pacto de Mediocridade".

Confira o que no blog do Eliomar de Lima http://eliomardelima.blogspot.com/

Caro Eliomar,

É inegável a vocação turística do Ceará. Nosso estado — abençoado pela natureza com uma rica costa litorânea, serras e um geografia que atrai pessoas do mundo inteiro interessadas na prática de esportes muito dos quais associados às generosas correntes de vento —, quer mais. O turismo tem promovido enorme impacto na economia regional, seja pelos investimentos que atrai seja pela geração imediata de emprego e renda.No entanto, a cada dia, esta atividade fica mais competitiva. Além de competidores internos temos concorrentes reais e potenciais na América do Sul e principalmente na América Central onde governos e investidores privados se esmeram em promover atrações diferenciadas e alta qualidade em produtos e serviços do turismo.

É assim, movido pela certeza de que está tomando uma decisão para além do seu tempo, que o Governo do Ceará quer construir o Acquário Ceará, centro oceânico que será um marco de diferenciação. Não se trata de um "zoológico de peixes" como o Seaquarium de Miami, por exemplo. Trata-se, aqui, de um complexo, misto de centro de formação ecológica e ambiental, pesquisa ocenográfica e centro de convivência como polo de atração turística. Inspirado em similares do Japão, de Atlanta nos Estados Unidos e da Austrália, o Acquário Ceará é um projeto arrojado. Alinha o desenvolvimento econômico e social, através da promoção do turismo, com um projeto educativo de forte apelo ambiental.

Além disso, o potencial de sustentabilidade é enorme. Um equipamento dessa dimensão já chama a atenção de potenciais parceiros privados nacionais e internacionais que tem interesse e precisam adquirir crédito ambiental — uma ampliação do conceito do crédito de carbono. A sustentabilidade é um dos requisitos para tornar iniciativas privadas e governamentais mais válidas e competitivas. Do mesmo modo, a consciência ambiental não é um modismo, mas uma necessidade irreversível das sociedades civilizadas que cada vez mais se reflete nas opções de escolhas das pessoas. O novo equipamento cristaliza estas ações.

O Acquário Ceará introduz também o conceito de "Edutenimento", educação mais entretenimento. Para isso o conhecimento formal espalhado pelas universidades do Estado e pelos centros de pesquisa de estudos do mar está sendo atraído e influenciando as variáveis do projeto. Como centro de estudos abrirá um mercado profissional de alto nível. Na outra ponta, a do público alvo local, funcionará como um lugar de inclusão social disseminando o conhecimento através da rede escolar de ensino.

O Acquário não é, pois, uma obra de varejo, pontual. Ele é um investimento consistente e de longo prazo com impacto imediato na competitividade do Ceará como destino turístico e, no plano interno, como equipamento alavancador da requalificação do seu entorno, de um lado e, de outro, um centro de estudo e de formação ecológica inigualável para o Ceará — um Oceanário de classe mundial integrado a um museu oceanográfico interativo de última geração.Para se diferenciar é preciso inovar e ousar. Destinos precisam ser diferentes para conquistar espaços no concorrido mundo da internet. O governante, para isso, precisa ter coragem e obstinação. Foi com a garantia de “dar um salto de qualidade” que o então candidato Cid Gomes se colocou diante da sociedade e do eleitor. E lhe foi conferida essa autorização.

Bismarck Maia
Secretário do Turismo do Ceará.

Nenhum comentário: