quinta-feira, 19 de março de 2009

Em discussão o Acquario de Fortaleza ³


O projeto do Acquario, assinado pelo arquiteto cearense Leonardo Fontenele tem 21.500m³, onde além do oceanário, haverá o centro orgânico e a praça das águas. O oceanário terá 18 milhões de litros de água e 212 metros de comprimento. Em seus quatro pavimentos funcionarão o aquário master e os seis secundários, dois cinemas 4D (onde o visitante vê a imagem em três dimensões e sente respingos d´água e rajadas de vento), simuladores de submarino, café, restaurante e loja de presentes e áreas de lazer.

O edital da licitação da primeira etapa será lançado no dia 1º de abril. Nessa fase, orçada em R$ 22 milhões, será construída a estrutura de concreto no lugar onde está o antigo prédio do Dnocs, na Praia de Iracema. “Depois vão ser colocados os aquários, que serão de acrílico com 70cm de espessura. A terceira etapa é a cobertura do oceanário. Por fim, vamos providenciar a aquisição dos animais, que ainda precisarão passar por uma adaptação em tanques”, informou Ivo.

A expectativa do governo é que, quando em funcionamento, o Acquario Ceará, gere 150 empregos diretos, 1.600 indiretos e incremente a cadeia turística, gerando renda para 18.000 pessoas. “Além disso, temos que considerar que um equipamento dessa proporção vai mudar o perfil da Praia de Iracema, que voltará a ser bem freqüentada”, concluiu.

Reportagem do Jornal Diario do Nordeste, do jornalista Guto Castro Neto.

Nenhum comentário: