segunda-feira, 2 de março de 2009

Patativa do Assaré: 100 anos

Caderno Especial do Jornal O POVO, publicado na data de hoje, 01 de Março de 2009.

  • Patativa do Assaré: Homem.

Patativa completaria 100 anos, no próximo dia 05 de março. Um poeta generoso, ligado à sua terra e à sua gente, ficou na memória do Brasil. No Senado Federal tramita proposição transformar 2009, no Ano Nacional Patativa do Assaré.

  • Patativa do Assaré: Filosófo.

O poesta cerense edificou as bases de uma teia filosófica para o homem sertanejo, dono de virtudes que incluiam verdade e justiça.

  • Patativa do Assaré: Camponês.

O campo foi o espaço da criação de Patativa. Enquanto cuidava do roçado, matutava sua composição poética. O sertão era o Olimpo. No roçado, domando a terra, o agricultor manejava as palavrs até conquistar os versos.

  • Patativa do Assaré: Escritor.

Patativa deixou vários livros publicados. E apesar do registro escrito cantou seus versos com a oralidade que o fez único na poesia popular brasileira. O livro mais famoso foi lançado em 1979 pela Editora Vozes. O Sociólogo e Professor Plácido Cidade Nuvens, atual Reitor da URCA, foi o responsável por intermediar os manuscrios junto aos editores. "Cante lá que eu canto cá" está em sua 14a edição.

  • Patativa do Assaré: Poeta.

Patativa viveu para a poesia. Cantou para os simples e para os poderosos. Tornou-se um ícone de um sentimento de nordestinidade. O Premio do Ministério da Cultura categoria Cultura Popular foi entregue a Patativa em 1995, pelo Ministro Francisco, durante o Governo Fernando Henrique Cardoso.

Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: