domingo, 15 de março de 2009

O Centro é de interesse academico

Continuando José Sales lembra que, para o semestre corrente, o curso de Arquitetura da Unifor e algumas disciplinas do Curso de Arquitetura da UFC, elegeram o Centro da Cidade como foco de interesse para estudos e proposições, neste semestre corrente. Uma destas disciplinas tratará do Meio Ambiente no Contexto Urbano da Área Central de Fortaleza: as praças, os parques, os cursos de água, a arborização urbana e a orla marítima central. É uma boa notícia.

“Em tempo: Desde 1812 que o centro da cidade é objeto de interesse, debates e proposições. As primeiras obras referenciais feitas pelo engenheiro militar Silva Paulet (a reforma da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, aletrando o que remanescia do Forte Schoonemborch o Passeio Público, entre 1812 e 1821) ali se localizavam.

Mais contemporaneamente, o debate foi revivido entre 1962 e 1963, com o Plano Hélio Modesto, feito pelos urbanistas Hélio Modesto e Adina Mera, da Faculdade Nacional de Arquitetura, que definia o centro e sua orla marítima como o nosso mais importante projeto estruturante. Os temas do primeiro e do terceiro Fórum Adolfo Herbster de Debates Urbanos, em 1979 e 1995, respectivamente eram o centro da cidade”.

Da Coluna POLITICA, do Jornal O Povo, escrita pelo Jornalista Fábio Campos. Rperoduzida unicamente para divulgação. Direitos autoriais reservados.

Nenhum comentário: