sexta-feira, 27 de março de 2009

Retomada Usina de Energia de Ondas

O pioneirismo do Ceará em estudos e pesquisas sobre fontes alternativas de energia não é de hoje. Afinal, foi com o programa Pró-Eólico, ainda nos anos 90, para incentivar a produção de energia elétrica em escala comercial a partir da força dos ventos, que a energia eólica ganhou espaço no País. Agora, o Estado retoma, em abril próximo, um projeto piloto que pretende agregar mais uma alternativa para diversificação da matriz energética brasileira. Trata-se da energia gerada pelo movimento das ondas do mar.

A novidade, no entanto, informa Renato Rolim, coordenador de Energia e Comunicação da SEINFRA/ Secretaria de Infraestrutura do Estado é que o protótipo da usina de ondas, a ser instalado no Porto do Pecém, terá sua capacidade de produção aumentada: 100 quilowatts (KW) de energia, antes era 50 KW, e contemplará também uma unidade de dessalinização da água do mar, com capacidade para processar cinco litros de água por segundo.

A iniciativa é uma parceria da COOPE/UFRJ - Coordenação dos Programas de Pós-graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Governo do Ceará e da Tractebel Energia/ Grupo Suez, que entra no projeto com a saída da Eletrobrás, parceira da idéia original, que vinha sendo gestada há pelo menos quatro anos.

"Com a saída da Eletrobrás, foi iniciamos uma nova negociação e andamento a um novo protocolo, com outro cronograma de execução, que assim como o anterior, deverá levar 36 meses para que a usina fique pronta. Nesse sentido, as licenças ambientais já existem, pois vamos aproveitar as anteriores. Só falta começar o projeto", adianta Rolim.

A concepção original da usina contava com dois braços (unidades) para geração, com capacidade de 25KW cada, que agora passarão a produzir 50KW cada, totalizando 100 KW. Estima-se que o custo do projeto chegue a US$ 10 milhões, um investimento direto da Tractbel/ Grupo Suez.

Matéria do Jornalista Anchieta Dantas Junior publicada no Caderno Negócios do Jornal Diário do Nordeste. Reprodução para divulgação.

Nenhum comentário: