sexta-feira, 19 de junho de 2009

BID FOR ou TRANSFOR

O Programa de Transporte Urbano de Fortaleza, cuja denominado original era BIDFOR é um projeto da Prefeitura que visa melhorar a mobilidade e acessibilidade do sistema viário municipal, especialmente, nos principais corredores de transporte público. Por exigência do financiamento externo, passou por várias modificações até se ajustar às normas técnicas e à capacidade financeira do Município diante dos novos encargos.

Apesar de ter sido planejado há quase quinze anos, o TRANSFOR vem passando por constantes atualizações. Estão sendo feitas obras múltiplas de alargamento e restauração em diversas vias da cidade. Ao fim das obras, segundo o projeto, serão 82 km de vias reformadas, sendo 45 km exclusivos para transporte público, 23 km com pavimento restaurado e 14 km de vias alargadas.

A Etapa I, em implantação que vai até o próximo ano, prevê a requalificação de 45 km e, de 2009 a 2011, de outros 37 km. Além disso, serão 30 km de ciclovias, todas ligadas aos terminais da integração, com bicicletários. Visando à qualidade de vida dos pedestres, o projeto prevê a reconstrução de 164 km de calçadas, levando em conta o contexto da mobilidade urbana.

Nenhum comentário: