quarta-feira, 24 de junho de 2009

Vereadores pedem apoio para a "engorda"da Beira Mar

Um grupo de vereadores deixou o Palácio Iracema por volta das 20h30min da noite desta terça-feira. Eles se reuniram com o governador, Cid Gomes (PSB), para discutir a proposta da “engorda” da Beira-Mar.

A ideia dos vereadores é utilizar a areia limpa proveniente da dragagem que será feita no Porto do Mucuripe - que equivaleria a cerca de 35% do material retirado do mar - para aumentar em 80 metros a faixa de praia da Beira-Mar. A dragagem vai aumentar a profundidade do porto de 11 metros para 14 metros.No espaço aberto seriam construídas mais “três ou quatro” faixas de rua, além de quadras de esporte.

“A intenção é aproveitar. Já que vai tirar areia, em vez de colocar a areia limpa lá dentro do mar, colocar aqui pra aumentar a Beira-Mar de Fortaleza”, disse o presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho (PT). Segundo o vereador, a comissão vai apresentar o projeto à Secretaria de Patrimonio da União, à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Seman), à Secretaria Executiva Regional (SER) II e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“O primeiro que nós vamos procurar é logo o Ibama, para ver se tem impacto ambiental. (Para ver) Se o Ibama pode apresentar um parecer prévio autorizando. Se houver um parecer favorável do Ibama e desses órgaos de proteção ao meio ambiente, o Governo do Estado já se comprometeu em ajudar”, afirmou Salmito.

Compareceram à reunião, além do presidente da Câmara, os vereadores Luciram Girão (PSL), Gelson Ferraz (PRB), Iraguassu Teixeira (PDT) e Carlos Dutra (PSDB). Ainda não há previsão de quanto custaria a obra nem de quando ela seria finalizada.

Nenhum comentário: