segunda-feira, 8 de junho de 2009

Luizianne Lins opta por uma reforma super conservadora do Secretariado

Um tímido pacote de mudanças. Assim pode ser definido o resultado de seis meses de intensas negociações políticas e avaliações internas que resultaram no chamado novo secretariado da prefeita Luizianne Lins (PT), anunciado no último sábado. O Gabinete da prefeita considera que há no Município de Fortaleza um total de 45 estruturas consideradas de primeiro escalão.

Destas, em apenas 13 situações (menos de 30%) houve alteração efetiva. Ou seja, mais de 70% continuarão como está. Das 17 secretarias temáticas, somente em seis foram modificados os titulares. Outras 14 figuras conhecidas da gestão foram apenas reconduzidas para novas pastas, como o ex-titular da Secretaria Municipal de Administração, Alfredo Pessoa, que foi para a pasta de Planejamento e Orçamento. Outros contabilizados como “novos”, apenas retornam à administração, como Deodato Ramalho, ex-procurador Geral do Município e ex-secretario Regional IV.

Embora a prefeita tenha enfatizado a natureza técnica da comissão de frente de sua segunda gestão, quem aparece com maior destaque são as indicações políticas. O vice-prefeito Tin Gomes (PHS), por exemplo, ficou com a maior Secretaria Executiva Regional e ganha prestígio na administração. Entre os 13 “novos” rostos na Prefeitura de Fortaleza, está a vereadora Eliane Novais (PSB). Irmã do principal interlocutor de Luizianne no primeiro mandato, Sérgio Novais, ela vai comandar a Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza (Funcet). A Fndação será a responsável pelo Projeto Copa do Mundo de 2014 em Fortaleza.

Patrícia Aguiar, ex-prefeita de Tauá e mulher do Presidente da Assembleia Legislativa, Domingos Filho, ficou com a importante Secretaria do Turismo. Ela foi indicação do PMDB, do deputado Eunício Oliveira. Já o vereador e médico Elpídio Nogueira (PSB) foi recompensado com o Instituto José Frota (IJF) - pela cota do PSB na gestão petista. Com a nova estrutura em mãos, a expectativa agora é a centralização da gestão - medida anunciada pela prefeita.

Jornalista Giselle Dutra da Redação do jornal O POVO. Publicado na coluna Politica.

Nenhum comentário: