segunda-feira, 22 de junho de 2009

Praias de Fortaleza entre as mais poluídas

Comparada com outras quatro capitais nordestinas, Fortaleza é a que tem maior número de pontos impróprios para banho. Nossas praias, patrimônio precioso, andam mal cuidadas. A poluição é efeito colateral da precariedade do sistema de esgotamento sanitário da cidade.

Os últimos boletins de balneabilidade das praias de Fortaleza assustaram a população. Na orla urbana, 75,5% dos pontos monitorados estão impróprios para banho. Das 31 faixas de praia acompanhadas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), apenas sete estão limpas. No boletim anterior, válido para a semana do dia 12 de junho, somente a Praia dos Ingleses apresentava condições de banho. Em comparação com outras quatro capitais nordestinas que também monitoram a balneabilidade do mar, Fortaleza é a que têm mais pontos de poluição.

Na vizinha Natal (RN), 20 pontos são monitorados e um único aparece impróprio para banho. Em Recife (PE), oito faixas de praia são acompanhadas e uma está poluída. Em João Pessoa (PB), fazendo jus à fama de modelo de balneabilidade, nenhuma praia está imprópria para banho.

A explicação dos órgãos ambientais locais para o desempenho de Fortaleza são as chuvas fortes do início do ano. De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), a quadra chuvosa foi 53% maior que a média histórica na Capital.

Natal também acaba de passar pelo período de chuvas, registrou uma piora sensível nos índices de coliformes termotolerantes, mas não uma mudança de cenário tão radical quanto a registrada aqui. “É um sinal de que precisamos melhorar nossa rede coletora”, diz Raimundo Félix, coordenador do Projeto Orla na Secretaria Municipal de Controle Urbano e Meio Ambiente (Semam).

Matéria do jornal O Povo, elaborada por Mariana Toniatti. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: