quarta-feira, 17 de junho de 2009

Projeto Costa Oeste ou Projeto Vila do Mar


A mais significativa proposta de requalificação urbana e ambiental do litoral Oeste de Fortaleza e talvez de toda a cidade, o Projeto Costa Oeste, concebido ainda no Governo Lúcio Alcantara, na SDLR/ Secretaria de Desenvolvimento Local e Regional, sucedida pela Secretaria das Cidades e, rebatizado pela Prefeitura de Fortaleza, como Projeto Vila do Mar está parado.

A proposta que objetivava o resgate à população do Grande Pirambu, de uma extensão de beira mar de 5,5 km, entre a Escola de Aprendizes de Marinheiro e a Barra do Ceará e, incluia a consolidação de melhorias urbanisticas e dotação de equipamentos públicos nesta belissima e desconhecida seção da orla marítima, tais como: implantação de calçadão e via paisagística, além de nove outras vias de acesso a praia; dotação de iluminação pública, intensificação de arborização urbana que incluia replantio de coqueirais nativos; consolidação de rede de coleta de esgoto e implantação de ramal coletor do interceptor oceanico; relocalização de população em situação de risco em novas moradias e melhorias habitacionais; além de construção de equipamentos sociais, está em estado totalmente inercial por incúria de gestão municipal, desde que a mesma assumiu o projeto, com o argumento que partes do mesmo deveriam ser reconcebidas, ainda em 2006.

De lá para cá muita água rolou embaixo da ponte, quase nada se adiantou a não ser o rebatismo de nome do projeto e feitura de novas maquetes eletronicas para uso em campanhas de propaganda. O fato é que, no dia de hoje, a situação de andamento desta proposição, carimbada como obra do PAC, é apontada como preocupante. Os problemas registrados no próprio balanço do PAC, publicado nos jornais de hoje, nos remete a falta de capacidade de gestão e ausencia contrapartida da Prefetura. Orçada em mais de R$ 120 milhões, o projeto só tem 4,7% de suas ações concluídas - a meta é chegar aos 19% até 31 de agosto deste ano, o que ninguém acredita. E note-se que estes 4,7% relatados correspondem a ações empreendidas ainda com recursos do Governo do Estado, em 2003/ 2004, quando do início da implantação da via paisagística litoranea, hoje em estado de abandono total,

As questões que se colocam são: Terá a Prefeitura de Fortaleza, capacidade gerencial para tocar está implantação ou vamos aguardar mais quanto anos a implantação deste projeto, que trará mais qualidade de vida à população do Grande Pirambu? Será que este estado de incúria da Administração Municipal vai ser percebido nos trabalhos de avaliação do PAC, coordenados pela Ministra Dilma Roussef?

Cabe aqui um alerta.

Professor/ Arquiteto José Sales

Um comentário:

costureiro sob medida disse...

Infelizmente, o projeto Vila do mar, não consultou a população no que se refere a beneficios, moro na região do bairro cristo redentor desde que nasci, não sabemos se haverá quadras de voley, futbol, basquet....lixeiras e não é nenhum favor, simplesmente gastam os nossos impostos.....em beneficio a todos cearenses. Obrigado