segunda-feira, 22 de junho de 2009

Praia de Iracema: o descaso do poder público

A nostalgia que envolvia ruas e ares da Praia de Iracema perde cada vez mais espaço para o abandono. A movimentação só persiste na Ponte dos Ingleses, no Largo do Mincharia, no Pirata e em um ou outro bar. Mas com ressalvas, devido à insegurança em determinados dias, locais e horários. A Ponte dos Ingleses, por exemplo, é visitada rapidamente por turistas. Os ônibus param somente para o tempo de o visitante fazer umas poucas fotografias. Já o Pirata, que resistiu ao abandono com o tradicional forró às segundas, presencia uma situação atípica, pois fica lotado durante todo o ano.

Na opinião do proprietário do espaço e integrante do Fórum da Praia de Iracema, o português Júlio Trindade, as expectativas agora são boas, devido à parceria entre Prefeitura e Estado na execução de projetos como o Acquário. “O importante é que as obras andem”.

Hoje elas estão paradas. Em frente ao Largo do Mincharia, outro ponto de resistência alavancado por moradores da cidade e antigos freqüentadores do bairro, uma pá-mecânica está há dias no local sem qualquer utilidade. O equipamento seria usado para as obras municipais de recuperação do calçadão e do Estoril. O calçadão, que deveria ter sido entregue em agosto de 2008, continua com piso e bancos quebrados.

Na opinião do empresário Carlos Aragão, a situação em que a maior parte da praia se encontra deve-se ao “descaso do poder público”. Contudo, ele espera que os projetos agora saiam do papel e deixem o bairro melhor até o fim de 2012, quando expira o prazo para execução dos projetos de infra-estrutura da cidade para receber a Copa de 2014.

Matéria da jornalista Marta Bruno para o Diário do Nordeste.

Nenhum comentário: