Saindo da Capital, a qualidade da água do mar é outra nas praias cearenses. Dos 21 pontos monitorados fora de Fortaleza e Região Metropolitana, 85% estão próprios para banho. Um índice muito superior aos 24% da Capital e aos 38%, somando Capital e Área Metropolitana. Considerando todos os pontos monitorados no Ceará (65), o percentual de praias boas cai para 46%, colocando o Estado atrás de Pernambuco, que tem 63% dos pontos monitorados próprios para banho. A melhor performance, mais uma vez, é da Paraíba. Lá, 88% de suas praias são próprias para banho.
Na Área Metropolitana de Fortaleza, há três locais com problemas, todos no Litoral Oeste. Cumbuco, na altura da barraca Lisboa; Tabuba, na rua da padaria Fortpão; e Taíba, no bar Encontro dos Amigos. A Prefeitura de Caucaia coloca na sua conta os três pontos reprovados no teste da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), apesar da Taíba pertencer oficialmente ao município de São Gonçalo. “É limite com Caucaia. Como é muito relativo, varia de acordo com a direção que a maré toma, temos que nos preocupar com os três”, afirma o assessor especial do Instituto do Meio Ambiente (Imac), Raimundo Macedo.
De acordo com ele, o boletim mensal da Semace é acompanhado pela gestão. A Prefeitura de Caucaia tem a informação das praias impróprias para banho, mas ainda não investigou as possíveis causas do problema. “Amanhã mesmo estamos mandando uma equipe nos três locais”, diz Raimundo. De acordo com o assessor, um laboratório biológico de análise será montado em julho e os locais monitorados passarão a ter uma placa indicativa da balneabilidade. “Isso já estava na nossa pauta porque vai ter início a temporada de férias”, diz Raimundo.
No Litoral Leste da Região Metropolitana, as praias de Aquiraz estão todas próprias para banho. Tomando mais distância de Fortaleza, a situação melhora, indício de que a culpa da sujeira não é só da chuva. Dos 21 pontos, três aparecem impróprios. Entre eles, uma faixa de praia na Prainha do Canto Verde, em Beberibe. O local, transformado em área extrativista no último dia 5, é conhecido pela preservação da natureza.
O Secretário de Planejamento do Município, Carlos Alberto Nogueira, soube que a praia está imprópria para banho pelo O POVO. “Acho estranho porque temos contato direto com a Semace e não tinha essa informação”, diz. De acordo com o núcleo de monitoramento do órgão estadual, córregos e riachos transbordaram com a chuva o que alterou a balneabilidade da praia. No Fortim, a faixa de praia no Pontal de Maceió em frente à barraca Tropical está imprópria para banho. Em Camocim, a praia da Colônia de Pescadores aparece imprópria. A Semace atualiza mensalmente o monitoramento do litoral cearense. O próximo boletim deve ser divulgado nessa semana.
Matéria da Jornalista Mariana Toniatti, para o jornal O POVO. Vale a pena conferir.
terça-feira, 23 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário