sexta-feira, 19 de junho de 2009

Transfor propõe de novo a retirada das árvores da Bezerra de Menezes

O Projeto Transfor poderá provocar a retirada de árvores em canteiro da Av. Bezerra de Menezes, alerta ambientalista. As intervenções do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza darão à Avenida Bezerra de Menezes, um dos maiores corredores de tráfego da cidade, nova feição. Com duas faixas exclusivas (uma de cada lado) para os transportes coletivos e uma área central para ciclovia, a previsão é que o trânsito flua mais livremente.

Contudo, crescem os temores de que a implementação do Transfor promova também derrubada de árvores.Quanto ao assunto, o coordenador do Transfor, Daniel Lustosa, é enfático: “tudo será feito para a conservação das árvores naquela área, mas se de fato for necessário derrubar, faremos o replantio”.Já o ambientalista João Saraiva lembra que o projeto vinha sendo discutido desde o segundo mandato do então prefeito Juraci Magalhães. “A gestão atual fez algumas reformulações e mudou o nome para Transfor”, afirma, adiantando que desde aquela época os moradores de bairros circunvizinhos à Bezerra de Meneses já temiam que árvores frondosas antigas fossem derrubadas para a execução das obras.

A Avenida Bezerra de Meneses, ressalta João Saraiva, tem um dos canteiros centrais mais bonitos da cidade. Flamboyant, Ficus de Benjamin e outras árvores frondosas e centenárias ajudam a amenizar a poluição ambiental naquela região, provocada pela fuligem da camada asfáltica e da emissão de dióxido da carbono pelos transportes que passam na via, isso sem falar no sombreamento para os transeuntes.Além disso, segundo João Saraiva, a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza uma área verde de 12 metros quadrados pública por cada habitante. Mas cada fortalezense conta com apenas cerca de quatro metros quadrados. “Na Tristão Gonçalves sacrificaram árvores para a execução de obras do Metrofor, prometendo replantio, mas ficou na promessa”, informou, alertando que o desenvolvimento não pode esquecer o meio ambiente.

Reportagem do Diário do Nordeste. Vale a pena conferir e ficar atento ao que de novo o Projeto Transfor está a propor.

Nenhum comentário: