terça-feira, 2 de junho de 2009

Ordem de Serviço para o Parque do Fundão


Com a assinatura da ordem de serviço para iniciar as obras da construção da sede do Parque Estadual do Sítio Fundão, foi aberta, ontem, neste município, a Semana do Meio Ambiente do Cariri, com a presença do governador Cid Gomes. A obra será executada no período de 180 dias e está orçada no valor de R$ 1,13 milhão, recursos procedentes da medida de compensação ambiental da empresa Porto do Pecém Geração de Energia S/A.O projeto contempla a nova sede do escritório da Semace – Cariri e uma unidade da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), além da restauração do engenho velho e da casa principal, que será transformada em um centro de visitação, guardando a memória do ambientalista Jéferson de Franca Alencar.

O gerente regional da Semace, João Josa Melo, informou que já está sendo implantado o canteiro de obras para o início dos trabalhos.Criado por meio do Decreto Estadual 29179/2008, o local possui uma área de 93.520 hectares caracterizada como unidade de conservação de proteção integral. O Sítio Fundão faz parte do Geotope Batateiras, do Geopark Araripe.

A programação da Semana do Meio Ambiente no Cariri prossegue, hoje, com o plantio de árvores no Seminário São José do Crato e palestra sobre resíduos sólidos na cidade de Barro. Amanhã haverá palestra na cidade de Jardim sobre poluição sonora. Na quinta-feira, no auditório do Sesc do Crato, acontecem debates sobre os Desafios Ambientais para a Cidade. A programação será encerrada, sábado, em Juazeiro do Norte, com exibição de vídeos, mini-palestras, abordagens educativas, distribuição de folders e doação de mudas, em parceria com o Shopping Cariri. Também será feita doação de mudas em Brejo Santo, Jucás e Potengi.

Ruínas do antigo engenho do Sítio Fundão. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia José Sales. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: