sábado, 13 de junho de 2009

A Praça José de Alencar volta a ser utilizada pela população


Com o desgaste dos tapumes, freqüentadores abriram entradas e ambulantes já estão comercializando no local. A reforma da Praça José de Alencar ainda não foi concluída, mas a população de Fortaleza já voltou a utilizar o local. Os tapumes que cercavam a obra desde que os ambulantes foram retirados do logradouro, em dia 15 de janeiro, amolecidos pela chuva intensa, foram, aos poucos, sendo levados pelos próprios freqüentadores.


Ontem, somente em frente ao Theatro José de Alencar ainda restava o madeiramento, mesmo assim com várias aberturas servindo como passagem. Nos cantos da praça, e até passando pelo centro dela, já há ambulantes voltando a comercializar seus produtos. Como a ocupação ocorreu de forma desordenada e sem fiscalização, nem segurança adequada, restos de madeira, lixo e até fezes já sujam o espaço.


Um dos freqüentadores da praça, o aposentado Aloísio Silveira, de 68 anos, afirmou estar feliz por ter recuperado seu espaço de lazer. “Eu adoro vir aqui para conversar com os amigos e gostei que o espaço tenha sido aberto, mas realmente a reforma aqui parece não ter acabado. Pouca coisa foi feita, não vi nenhuma mudança significativa”, disse.No dia 24 de abril, o Diário do Nordeste já havia publicado matéria mostrando que a obra da Praça José de Alencar estava parada.


Em resposta aos questionamentos da reportagem, a Secretaria Extraordinária do Centro informara que o logradouro seria entregue à população em 15 dias, faltando concluir somente reparo no monumento, além de pintura e reposição de bancos.Ontem, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da assessoria de imprensa da Regional II e da Secretaria Extraordinária do Centro, afirmou que enviará equipes de fiscalização e da Guarda Municipal à Praça José de Alencar para evitar que novos ou antigos ambulantes se instalem naquele logradouro.


O Município informou ainda que a praça está na fase final da sua reforma para, então, ser devolvida à cidade de Fortaleza, com a estátua de José de Alencar restaurada, bancos pintados, nova iluminação, piso recuperado e o jardim totalmente refeito.


Reportagem da Jornalista Renata Benevides para o Jornal Diário do Nordeste. Foto de Miguel Portela. Vale a pena conferir.


Nenhum comentário: