terça-feira, 29 de setembro de 2009

Governador Assina Protocolo de Intenção com a PJMR

O Governador Cid Gomes confirmou que o Estado já assinou um protocolo de intenções com a empresa PJMR para a construção do estaleiro Promar Ceará na enseada do Mucuripe. A informação dessa assinatura foi dada ontem, com exclusividade, pelo colunista do Caderno de Negócios do Diário do Nordeste, Egídio Serpa. De acordo com o governador, a assinatura foi necessária como meio de garantir que o Estado participasse, através do Promar Ceará, da licitação aberta pela Transpetro para a construção de oito navios gaseiros. O estaleiro participará do processo como empresa virtual, só sendo construída caso saia vencedora.

A Prefeita Luizianne Lins já declarou publicamente que é, a princípio, contra a instalação do empreendimento naquela área, para a qual possui outros objetivos já detalhados no Plano Diretor da Cidade.A prefeita declarou ontem que entende que a assinatura do protocolo foi um processo burocrático necessário, mas que isso não muda seu posicionamento. Ela esteve em Brasília ontem para a posse do novo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, juntamente com Cid Gomes.

Apesar de ter viajado com o governador, disse ainda não tratou oficialmente da questão. "O assunto necessariamente vai ser discutido com a Prefeitura. A gestora da orla é a Prefeitura. Mas essa discussão será tomada no momento exato", disse a prefeita, através de sua assessoria de imprensa.

Apesar das resistências à localização, reforçadas também pelos surfistas da Praia do Titanzinho, que praticam o esporte no local onde está planejado o estaleiro, o presidente da PJMR, Paulo Haddad, já chegou a afirmar que, caso o empreendimento não puder ser erguido no Mucuripe, será reposicionado para um outro Estado. Haddad assinou o protocolo em nome da empresa, que é a mesma que encabeçou a criação do Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, hoje o maior do Hemisfério.

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), Antonio Balhmann, já chegou a afirmar que outros locais foram estudados, mas o Mucuripe seria a opção mais viável economicamente. Ontem, ele não quis comentar o assunto.

Reportagem do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário: