quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Praça do Ferreira será reformada


Reativação da fonte, recuperação de iluminação original e instalação de piso tátil. Essas são algumas das mudanças previstas para a Praça do Ferreira, de acordo com planejamento da Secretaria Extraordinária do Centro para o ano de 2010. O investimento pode variar de R$ 800 mil a 1,5milhão, segundo o Arquiteto Delberg Ponce de Leon, um dos autores do projeto, valor que deve ser agregado ao orçamento anual do Município.

Completando 18 anos sem passar por novas obras, a Praça do Ferreira recebeu avaliação pós-uso por arquitetos que a projetaram, Delberg Ponce de Leon e Fausto Nilo. Eles recomendam novas instalações e adaptações ao equipamento, que incluem projeto luminotécnico e sonoro para a fonte, plano de total acessibilidade para portadores de necessidade especiais e maquete ambiental tátil.

A retomada da iluminação que era usada em 1991, quando reinaugurada, é também outra proposta dos arquitetos. "Os postes altos foram pensados com o uso de lâmpadas que não permitem a distinção brusca da passagem do dia para a noite, eles foram trocados, mas sugerimos a retomada destas", disse Delberg de Leon.

Para as atualizações, o arquiteto ressalta a escolha do Desenho Universal, concepção que permite a utilização dos espaços por toda e qualquer pessoa, sejam elas deficientes visuais, auditivas, motoras, idosas, obesos ou, simplesmente, distraídos.

A iniciativa privada poderá auxiliar na recuperação da Praça. "Para manutenção do relógio, hoje com uma das faces sem funcionamento, entraremos em contato com a Casa dos Relojoeiros", disse Luiza Perdigão, SECE/ Secretaria do Centro. O entorno também deve mudar. As 30 edificações que cercam a Praça do Ferreira poderão ter recuperadas as características originais, como restauro de fachadas históricas hoje escondidas pelo avanço das placas dos pontos comerciais.


Os imóveis considerados de valor histórico, que apresentarem projetos de restauração e preservação de sua fachada, terão redução de até 70% no IPTU, adianta a arquiteta da Sece, Ana Nery. "Recuperação das marquises, bordas e janelas, assim como pintura e retirada de azulejos são as principais reformas necessárias para dar valorização às características originais da Praça do Ferreira".


Fonte Jornal O POVO.

Nenhum comentário: