quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Camelôs ocupam o "cuore" de Fortaleza


Como uma imensa feira à céu aberto, o Centro de Fortaleza está totalmente tomado pelos ambulantes e propicia a hostilidade entre os seus freqüentadores. Ontem, foi mais um dia de acomodação dos ambulantes por todos os espaços públicos do Centro, onde as praças, calçadas e passeios serviram de locais para a exposição de diferentes produtos, numa oferta de vendedores que não para de crescer.


Essa situação se tornou ainda mais crítica com o fechamento da Praça José de Alencar, o que obrigou os camelôs daquela área a procurarem áreas das adjacências e entrarem em confronto com outros comerciantes numa luta por territórios.Por enquanto, o principal local de concentração dos comerciantes da Praça José de Alencar é a Praça Capistrano de Abreu, também conhecida como Praça da Lagoinha. Mas mesmo naquele local, há objeções dos antigos freqüentadores, que temem que o local também venha a ser fechado para o comércio.


Reportagem do jornalista Marcos Peixoto, do jornal Diario do Nordeste, publicada na data de hoje, 21 de Janeiro de 2008. Fotografia de Silvana Tarello. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: