domingo, 25 de janeiro de 2009

Pomar Urbano completa 10 anos de ações na Marginal Pinheiros


Em 2009, o Pomar Urbano completa 10 anos de atuação nas margens do Rio Pinheiros, na zona sul de São Paulo. A iniciativa, inicialmente chamada de Projeto Pomar, tem como objetivo recuperar a flora original de uma das regiões mais poluídas da cidade.


O projeto, que conta com recursos do poder público e da iniciativa privada, já modificou a paisagem de 22 quilômetros das margens do Rio Pinheiros. Segundo Fernanda Bandeira de Mello, coordenadora do Pomar Urbano, uma das principais conquistas da iniciativa é colaborar para a “consciência ambiental da população e a apropriação do espaço público”.
"A qualidade técnica do projeto é fundamental. As espécies plantadas são escolhidas de forma a favorecer tanto a flora original da região do Rio Pinheiros quanto a fauna. Há uma intrínseca relação entre flora e fauna e com isso a gente pode trazer às margens do rio algumas espécies que habitavam a região anteriormente. Outro ponto muito importante é o caráter social do empreendimento. Ele conta com a mão de obra de bolsistas. Pessoas que não tem nenhuma formação são cadastradas pela Secretaria de Trabalho e recepcionadas no Pomar Urbano, onde recebem treinamento e saem de lá capacitadas em jardinagem".



Nenhum comentário: