quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

É possível organizar as feiras na Capital ³

Mas, em nossa opinião, da equipe deste Blogspot Inventário Ambiental: "O grande problema da cidade de Fortaleza, ainda sem quaisquer perspectivas de solução é que o sistema de planejamento urbano, obrigatorio no presente, a qualquer cidade de média ou grande dimensão, O que tinhamos aqui foi desmontado e enterrado em cova profunda. O IPLAM/ Instituto de Planejamento Municipal, em sua justa medida acompanhava o crescimento urbano e suas transformações, compunha diagnósticos da situação e realizava proposições corretivas através de seu próprio corpo técnico e consultores, com o respaldo dos Fóruns Adolfo Herbster e das camaras setoriais.

Nada disso existe mais. Somos a única grande cidade brasileira que não tem e se recusa a ter um sistema de planejamento. Enquanto esta demanda de planejamento não for recomposta ficaremos sempre na improvisação de soluções, como a atual, em que se determina aos fiscais do comércio ambulante a resolução da relocalização do comércio ambulante na Área Central. No puro espírito de "achismo", que já viu nos últimos anos.

Nos dias atuais, por ausencia deste ente "pensante", que seria o sistema de planejamento urbano e gestão, assim como um sistema de informações municipais, que acompanharia o crescimento urbano e suas nuances, de qualquer ordem, ficamos ao sabor dos atos da "improvisação de plantão". Com a prerrogativa dada aos fiscais do comércio ambulante de solucionar a questão da ocupação dos espaços públicos na área central, que não é a única daquele setor da cidade, estamos "criando" a 27ª instancia de planejamento em nossa cidade.

"Planejam" as secretarias municipais em várias instancias, "planejam" algumas secretarias, estaduais e órgãos correlatos, "planejam" instituições federais aqui localizadas. E agora esta "sindrome de planejamento", ordenamento e estruturação do territorio municipal alcança o quarto ou quinto escalão da Administração Municipal. Enquanto isto a SEPLA/ Secretaria Municipal do Planejamento e Gestão e seu Secretário Professor José Meneleu Neto "dormem em berço esplendido".

Nenhum comentário: