sábado, 17 de janeiro de 2009

Prefeitura isola Praça José de Alencar


O clima da Praça José de Alencar continua tenso. Ontem, a Prefeitura começou a cercar a Praça com tapumes, afirmando que será iniciada uma reforma. Enquanto isso, os ambulantes migram para a Praça da Lagoinha, demarcando espaços.

A proposta da reforma de Praça José de Alencar e entorno se arasta há quase 10 anos. Em 2000, na Gestão Juracy Magalhães, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, organizou um concurso nacional de anteprojetos de arquitetura e urbanismo, sob coordenação do IAB/ Direção Nacional, com objetivo de requalificar aquele logradouro e seu entorno que incluia a Praça da Lagoinha, além de definir uma nova localização para o Beco da Poeira, de forma a permitir a instalação da Estação Praça da Lagoinha do Sistema METROFOR.

Nos anos seguintes as obras de reforma das Praças José de Alencar e Lagoinha foram iniciadas e se estenderam até fins de 2004, sem a devida complementação das mesmas. Ao mesmo tempo, as obras do novo Beco da Poeira foram iniciadas, com recursos repassados pelo METROFOR.

Em 2005, a Gestão Luizianne Lins, considerou que a requalificação das Praças José de Alencar e Lagoinha não era mais prioridade da administração municipal. As obras foram suspensas, sem data para retomada. A partir desta data ambas as praças passaram a ser ocupadas pelo comércio ambulante. A partir de meados de 2008, a situa se agrava ainda mais e o comércio ambulante se instala precariamente em ambas as situações. A fiscalização municipal se torna esporádica quando não ausente.

Com o agravamento da situação de ocupação do espaço público em todo o Centro da cidade a Prefeitura toma medidas extremas de colocar tapumes em todo o entorno da Praça José de Alencar e divulga que o projeto de reforma e requalificação será retomado. Não existem informações sobre a situação do Beco da Poeira e das novas instalações do mesmo, até hoje inconclusas.

Nenhuma das secretarias e organismo municipais - SEPLA/ Secretaria do Planejamento e Gestão, SEMAM/ Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano, SEINFRA/ Secretaria da Infraestrutura, SER II/ Secretaria Executiva Regional II, Secretaria Especial do Centro e AMC/ Autarquia Municipal da Cidadani - faz qualquer declaração sobre os recentes acontecimentos e sobre o que será consolidado nas Praças José de Alencar e Lagoinha. Todas as ações estão ao encargo da Guarda Municipal, tão somente.
Fotografia de José Leomar para o Jornal Diário do Nordeste. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: