segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Geopark Araripe pode perder selo da UNESCO

Se o Governo não dotar o Geopark Araripe de infraestrutura para acesso e visitação, ele pode perder selo de reconhecimento da UNESCO e ser retirado da Rede Mundial de Geoparks.

Contendo provas inequívocas da existência de um continente ancestral - Gondwana - conforme as pesquisas do alemão Gero Hillmer, o Geopark Araripe continua sendo o único, dentre 59 os geoparks no mundo, localizado nas américas, assim como no Hemisfério Sul.

Mas, como planos, projetos, promessas e divulgação não garantem a preservação do patrimônio, o Estado deve ser submetido, em 2009, a nova avaliação da UNESCO/ Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura e, não preenchendo os requisitos, pode perder o selo Geopark. O reconhecimento internacional ainda carece do equivalente local, no que diz respeito a investimentos concretos para a garantia da preservação desse grande patrimônio geológico presente na Bacia Sedimentar do Araripe.

Passados dois anos da oficialização do Geopark Araripe, pela Unesco, as ações para a sua concretização ainda permanecem no campo das promessas governamentais. Essa é a avaliação do curador do Plano de Divulgação do Geopark, Arquiteto José Sales.

O Governo do Estado do Ceará, por sua vez, garante que o Geopark Araripe — por coincidir geograficamente com o Projeto de Desenvolvimento Econômico Regional do Ceará -Cidades do Ceará - Cariri Central, ligado à Secretaria das Cidades, — é sim prioridade.

Reportagem de capa do jornal Diário do Nordeste, de hoje, 05 de janeiro de 2009, de autoria da autoria da jornalista Maristela Crispim. Reproduzida unicamente para divulgação.

Nenhum comentário: