domingo, 4 de janeiro de 2009

Palavra do Vereador João Alfredo

"O Poder Legislativo que se inicia foi eleito sob o signo de uma das maiores renovações de suas cadeiras: quase 60% dos novos vereadores somos novatos. Esse foi um claro recado que o povo de Fortaleza nos transmitiu. Temos que estar atentos a essa mensagem. Isto significa fazer uma outra política: repelir antigas e viciadas práticas; reduzir o fosso entre representantes e representados. Nesse sentido, representar não significa substituir. Daí a importância da utilização de todos os mecanismos de participação popular. Daí a importância de termos um Portal da Transparência, com toda a receita, despesas, contratos e contratações realizadas pelo Legislativo.

Por isso, é fundamental a independência e a autonomia do Legislativo, que não pode se transformar em um apêndice do Executivo Municipal. Quanto mais controle o soberano popular tiver sobre seus representantes, mais democracia teremos. O poema de Fernando Pessoa, no início, nos traz a aldeia-aldeota de Ednardo mais para perto de nós.

Em Fortaleza, diríamos que o Cocó – tão agredido pela especulação imobiliária - é mais belo que o Amazonas, porque corre em nossa cidade. A atual crise global do capitalismo – seja em seu aspecto socioambiental, seja em seu viés econômico-financeiro – não nos permite ver a cidade fora de seu contexto regional, nacional e até mundial. Assim, não há contradição – antes, pelo contrário, se articulam – as defesas da Floresta Amazônica e do manguezal de nosso Cocó, no mesmo movimento em defesa da Justiça socioambiental, no rumo de uma sociedade planetária ecológica e socialista.

A construção desse novo municipalismo – que articula o local com o global - pode ser traduzida em duas consignas fundamentais: a defesa intransigente dos direitos de nosso povo, em sua justa demanda por saúde, educação, emprego, cultura etc.; e a luta pela construção de uma cidade justa e sustentável, na defesa de suas áreas verdes, seus rios, lagoas e espaços públicos; de um transporte público digno e sustentável; de uma moradia com respeito e dignidade; enfim de umacidade humanizada, voltada para a cidadania. São esses os nossos desafios. Espero que estejamos à altura deles."

João Alfredo Telles Melo/ Vereador de Fortaleza/PSOL joaoalfredotellesmelo@gmail.com

Nenhum comentário: