domingo, 25 de janeiro de 2009

Centro de Fortaleza: mudaças com qualificação

Criar incentivos para a moradia no Centro é um dos principais projetos a serem implementados a partir deste ano. Após anos de aparente abandono, em que proliferaram idéias e discussões para qualificação do centro histórico de Fortaleza - muito embora os projetos não tenham saído do papel -, eis que parece ter chegado a hora. Pelo menos é nisso que estão acreditando os representantes dos setores da sociedade envolvidos com a questão. Há um misto de cautela e esperança diante das ações para a qualificação da área que começam a ser tomadas.

Ordenamento do comércio ambulante, um projeto de incentivo a habitação, a reforma do Paço Municipal com a possibilidade de retorno da sede do poder executivo para o local, o início da construção da Rua das Praças e até o fato da Secretaria do Centro deixar de ser Extraordinária são algumas dessas ações. Decisões que num primeiro momento, podem até ser consideradas pontuais, mas que, conforme o secretário do Centro, José Nunes Passos, fazem parte de um projeto maior para qualificar a área.

Passos acredita que as pessoas precisam começar a perceber essa mudança e, inclusive, olhar o centro nas várias direções que ele possibilita. Ou seja, não dá para vê-lo só como pólo comercial, apenas como bairro residencial e, muito menos, meramente em seu aspecto histórico. “Ele precisa ser visto e avaliado como um todo”.Neste sentido é que José Nunes Passos comemora a mudança em sua secretária. Uma modificação que vai além da semântica. Antes, a Secretaria só pensava as ações e solicitava os recursos à Secretaria Executiva da Regional II. Agora, terá recursos próprios. O que dará maior agilidade no fazer.

Nenhum comentário: