quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Um passeio na Praia de Iracema

O arquiteto Campelo Costa lança livro que promove uma reflexão sobre a Praia de IracemaA obra do arquiteto Antônio Carlos Campelo Costa revela a essência do tradicional bairro de Fortaleza.

Área de lazer das camadas sociais mais elevadas na década de 1920 e berço da boemia cearense a partir de 1950, a Praia de Iracema agora é ocupada por condomínios residenciais e muitos restaurantes e hotéis. No livro, o autor não se limita a paisagem atual e apresenta traços e narrativas, com as belezas e singularidades do lugar.Além de levar o leitor em um passeio pelo passado e o presente do tradicional bairro de Fortaleza, o autor estimula o exercício de projetá-lo para o futuro.

O livro, que contém manuscritos e desenhos feitos por Campelo Costa há mais de dez anos, propõe uma reflexão sobre o processo de transformação do bairro, ao longo dos anos, mas sem descambar para o saudosismo. O autor vai muito além do caráter estético em suas discussões.Restauro e requalificaçãoCampelo Costa sugere propostas e critica ações que nunca saíram do papel.

O autor conhece bem o assunto que aborda. É um apaixonado pela Praia de Iracema e tem no currículo importantes trabalhos desenvolvidos nas áreas de restauro, adaptação e requalificação urbana para sítios históricos tombados no âmbito federal. E exerceu diversas funções públicas em instituições públicas municipais e federais e, como autônomo, ou em equipe, executou projetos e obras no Ceará e em outras regiões do país.

Nenhum comentário: