terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Centro Histórico: ocupação pela cutura

A área central de Fortaleza está de novo no foco do debate público por conta da ocupação indevida de praças e outros lugares públicos por feirantes. O tratamento que deve ser dado ao Centro é um debate que vem se arrastando a décadas. Os primeiros debates sobre a questão, contemporaneamente, se deram com o Forum Adolfo Herbster, em sua primeira edição, promovido pela própria Prefeitura Municipal de Fortaleza, para discussão dos destinos da área central, ainda em 1979. Muito embora esta questão já estivesse inclusa nas diretrizes de requalificação do Plano Nestor Figueredo, em 1933, refletindo preocupação do Século XIX.

Desde 2007 que constitui-se o debate "Viva o Centro", justamente para discutir políticas de ocupação da área por meio da cultura. A iniciativa tem a frente o Theatro José de Alencar e demais equipamentos culturais do Centro de Fortaleza, inclusive a SECULTFOR/ Secretaria Municipal da Cultura.

Extensa e completa matéria do Jornal O POVO, com opinião de vários gestores de equipamentos culturais localizados no "cuore" de nossa cidade, publicada hoje, dia 27 de Janeiro de 2009, que segue reproduzida unicamente para divulgação. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: