quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Posse de Barack Obama renova expectativas sobre Copenhagen

O destino do clima global começa a ser desenhado muito antes da próxima reunião da ONU sobre mudanças climáticas, marcada para dezembro em Copenhagen. O desafio de enfrentar o aquecimento global e os seus piores efeitos sobre o planeta tem início com a posse de Barack Obama como 44o. presidente dos Estados Unidos.

"A gestão Obama será julgada não sobre os fracassos do passado, mas sobre os desafios do presente e do futuro", afirma Mike clark, diretor-executivo interino do Grenpeace Estados Unidos. "A histórica posse de Obama inicia um momento de grande potencial para todos nós", diz Clark. O futuro do clima será decidido durante o primeiro ano da administração Obama.

Depois dos poucos avanços obtidos durante a 14ª Conferência da ONU sobre Clima, realizada em dezembro de 2008 em Poznan, na Polônia, nos resta recuperar o tempo perdido para a próxima reunião, de Copenhagen, e os Estados Unidos têm papel fundamental no sucesso das negociações que resultarão na sucessão do Protocolo de Kyoto, a partir de 2012. "Ainda temos tempo para escapar dos piores efeitos do aquecimento global. Temos a habilidade para tanto. O que não tivemos até agora foi a vontade política", avalia Clark.

A expectativa sobre o direcionamento que o novo presidente americano dará às políticas de seu governo para enfrentar as mudanças climáticas é grande em todo o planeta. Para Marcelo Furtado, diretor-executivo do Greenpeace Brasil, o mundo está carente de chefes de estado que demonstrem responsabilidade e liderança para salvar o planeta "de um desafio maior e mais longo que a crise econômica". "Esperamos que o presidente Obama transforme seu discurso eleitoral em ações concretas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa nos EUA e apoiar um novo acordo global em Copenhagen para combater o aquecimento global", diz Furtado.

Barack Obama se comprometeu, ao longo da campanha eleitoral americana, em tornar a ciência a base da política ambiental de seu país. E o consenso científico afirma que temos que cortar as emissões dos gases do efeito estufa em até 40% até 2020 para evitar os piores efeitos das mudanças climáticas. "Para isso, temos que promover o desmatamento zero nas florestas, gerar energia limpa e empregos verdes, proteger nossos oceanos, além de eliminar o uso de carvão, petróleo e outros combustíveis fósseis. Agora é a hora de Obama provar seu slogan: 'Sim, nós podemos'. É agora ou agora", afirma Furtado.

Do site do Green Peace Brasil http://www.greenpeace.org/

Nenhum comentário: