segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Espaço público: o debate precisa ser ampliado ²

Depoimento interativo sobre o tema acima de Lui.

"Muitas vezes, é frustrante viver em Fortaleza. Quem cruza a cidade, saindo deste a Ponte do Rio Ceará, passando pelo Carlito Pamplona, Pirambu, Jacarecanga, Praia de Iracema, Meireles, etc. vê um persistente descaso. Uma ausência de administração que quase se pode ouvir a cidade clamando por ser cuidada. Por uma ordenação mínima de seus espaços compartilhados. As praças, passeios, calçadas, ruas, calçadões, etc. são todos feitos, primeiro, para o uso privado, depois, se ninguém ocupa, é que é do público. É um abandono só. Fatiga qualquer um andar por Fortaleza e perceber que existe outras tantas cidades, com menores orçamentos, com um urbanismo e ordenanças muito mais apurados. Uma rigidez mínima na ocupação dos espaços.

Nossa cidade é vendida, tanto ao grande capital, incorporador imobiliário com fundos quase infinitos, como para o dono de uma carrinho de cachorro-quente. Cada qual, com seu respectivo impacto, toma um pedaço da cidade para si. O não envolvido que se lixe, que encontre uma maneira de enfrentar o trânsito caótico que será trazido por mais uma torre de apartamento, ou desvie seu trajeto da calçada ocupada pelo ambulante. Tudo é de todos e, ao mesmo tempo, de ninguém. Uma pena.

Em outras administrações a cidade havia dado sinais de retormar para si a ordem, mas, com o passar do tempo, interesses obscuros foram permeando a expansão urbana e, agora, o que temos é uma cidade tratada com desleixo. Engana-se quem coloca a culpa apenas no município! A culpa é de todos, sim! Quem deve fiscalizar e colocar o dedo na ferida, com a ajuda de uma imprensa comprometida com a população, é a sociedade! Então, se quisermos uma cidade linda como Fortaleza o foi dantes, teremos que lutar por ela e não, e maneira acomodada, deixar ao relento a cidade que vivemos.

Lui"

Nenhum comentário: