segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Feira da Sé amplia seus limites


O contraste marcou o dia de domingo no Centro da cidade, com a perspectiva de retirada da feira da Praça da Sé (Praça Pedro II) e da operação que resultou no fim da feira na Praça José de Alencar este fim de semana. Ao contrário das Praças da Lagoinha e José de Alencar que passaram o dia vazias, os ambulantes da Feira da Sé ampliaram a ocupação sem qualquer respeito ao espaço público, provocando um verdadeiro caos em toda a área do entorno.


Além da ocupação da praça e de parte das ruas laterais e traseira, os feirantes resolveram colocar expostas as mercadorias na pista da Rua Alberto Nepomuceno, dificultando ainda mais o tráfego no local. Uma fila paralela de carros deixou o fluxo da avenida comprometido. Veículos com mercadorias paravam ao lado da praça, na via já tomada por ambulantes, ignorando o som das buzinas dos carros, engarrafados.


Um carro estacionado em frente à Catedral virou mais um ponto de comércio, com mostruários no capô e em frente do veículo. ‘‘Antes eu ocupava o espaço de quem faltava, mas agora resolvi ficar aqui (na Alberto Nepomuceno) e ter o meu próprio canto. Só espero que a Prefeitura beneficie a todos com a mudança, porque todo mundo aqui está na mesma situação’’, justifica Damião Rodrigues, que trabalha há quatro anos no local.


Já na Praça José de Alencar, alvo de uma operação conjunta da Prefeitura para impedir a atuação do comércio ambulante e fazer uma reforma no logradouro, só havia movimento dos guardas municipais e poucos passantes. Nem mesmo os feirantes, que prometeram permanecer em vigília, estavam no local na tarde de ontem.
Matéria do Jornal Diario do Nordeste de hoje 19 de Janeiro de 2009. Fotografia de Silvana Tarello. Reprodução unicamene para divulgação. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: