sábado, 15 de agosto de 2009

Beberibe ganha novo parque eólico

No próximo dia 20 o Ceará receberá mais um empreendimento de produção de energia através do potencial de seus ventos. Será inaugurado o Parque Eólico de Praias de Parajuru, localizado no município de Beberibe - distante 103 quilômetros de Fortaleza. O empreendimento que conta com investimento de R$ 550 milhões, terá uma capacidade total instalada de 28,8 megawatts, distribuída em 19 aerogeradores.

O parque está instalado em uma área de 325 ha e o primeiro dos três que serão instalados através de parceria entre CEMIG/ Companhia Enérgica de Minas Gerais e IMPSA - empresa líder na América Latina em energias renováveis.

Os outros dois parques eólicos a serem inaugurados pelas duas empresas no Ceará são o Praia do Morgado e Volta do Rio, ambos situados no município de Acaraú distante 250 quilômetros de Fortaleza. As datas previstas para a inauguração são, respectivamente, 30 de setembro e 30 de outubro.

Ao todo, os três empreendimentos juntos respondem por uma capacidade total instalada de 99,6 MW de energia e irão gerar, durante sua implantação, cerca de 7.600 postos de trabalho diretos e indiretos. De acordo com o CEO IMPSA no Brasil, Luis Pescarmona, o projeto é parte da estratégia da empresa de investir cada vez mais em energias renováveis no Brasil. "

A IMPSA considera o Brasil um mercado chave. Temos uma estratégia de longo prazo que inclui não só a geração e fabricação de equipamentos, mas sim o desenvolvimento de tecnologia. Nossa visão é ser protagonistas no desenvolvimento de uma matriz energética mais equilibrada e limpa com projetos ao longo de todo o País. Temos certeza que os ventos de crescimento estão soprando a nosso favor e do Brasil", explica ele.

A IMPSA trabalha ainda na implantação de outros 10 parques no Estado de Santa Catarina, com potência instalada de 217 MW, cujo investimento previsto para 2009 é de R$ 1,3 bilhão. Os parques eólicos fazem parte do Programa de Incentivo a Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) onde a empresa é líder com 22% de participação. O presidente da CEMIG Djalma Bastos de Morais, ressalta que a aquisição de participação nos parques eólicos está em conformidade com a estratégia da empresa de crescer de forma sustentável econômica, social e ambientalmente."

A Cemig já tem uma posição de destaque no cenário nacional, graças à participação de mais de 90% de fontes limpas em sua matriz, o que estamos ampliando agora, atendendo também à determinação do nosso acionista majoritário, o governo de Minas Gerais para investirmos em alternativas energéticas", destaca.

Fonte Reportagem Lívia Barreira para o Caderno Negócios do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário: