sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Resistencia ganha reforço

Eis que surge uma possibilidade de diálogo na polêmica sobre a instalação do Estaleiro Ceará na praia do Titanzinho, no Serviluz. Ontem, a Câmara Municipal aprovou requerimento de autoria do vereador Guilherme Sampaio (PT) para a realização de audiência pública sobre o tema, no auditório da Casa Legislativa, no dia 11 de setembro, a partir das 9 horas. A intenção é conhecer e discutir o empreendimento com moradores e líderes comunitários do Serviluz - área inicialmente cogitada para receber o Estaleiro Ceará. “Da forma como (o projeto) foi anunciado chega a ser um desrespeito com uma comunidade que tem demanda própria, que é marcada pela atuação dos pescadores, dos surfistas, e tem os movimentos sociais trabalhando ali”, avalia o vereador.

Segundo Guilherme Sampaio, foram convidados para a audiência representantes da Transpetro e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), que tocam o projeto do Estaleiro Ceará; além de integrantes da Secretaria de Patrimônio da União, responsável pela área; do Projeto Orla; da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam); e dos movimentos populares do Serviluz. O Estaleiro soma investimentos de R$ 220 milhões e tem licitação do projeto de construção agendada para novembro.

A instalação no Titanzinho acabaria com as ondas no local, que é apontado como o principal berço de grandes surfistas, como Tita Tavares, Pablo Paulino e Fábio Silva. Guilherme Sampaio diz rejeitar a proposta de instalação do estaleiro no Titanzinho, a partir de “visões preliminares” do projeto. “É um equipamento que não vem a ser construído com a própria comunidade. Claro que traz emprego, mas atinge fortemente a dinâmica e o meio ambiente”, aponta. Um dos principais líderes sociais do Serviluz, o professor de surfe João Carlos “Fera”, garante forte mobilização para o dia da audiência. “Vamos levar pelo menos três ônibus. O Poder Público deveria trazer opção de vida ao invés de tirar o que temos. Aqui está tudo abandonado”, esbraveja.

Matéria de hoje do jornalista Ciro Câmara cirocamara@opovo.com,br para o jornal O Povo.

Nenhum comentário: