domingo, 2 de agosto de 2009

Cerca nova e calçadas destruídas

O Departamento de Edificações e Rodovias do Ceará (DER) concluiu a primeira etapa do cercamento do Parque do Cocó. Agora, uma grade verde de quase dois metros e meio de altura envolve parte da mata e, para quem passa por lá, dá mais sensação de segurança. Mas, se o medo não é mais obstáculo para uma caminhada ao redor do Cocó, as calçadas esburacadas, com as peças do piso soltas e desniveladas, podem ser.

Francisco Valdir do Santos, 59, que passava pela Avenida Sebastião de Abreu de bicicleta, garante que a grade “foi a melhor coisa que inventaram, por causa dos marginais”. Ele conta que dois conhecidos foram roubados no mesmo trecho. Os bandidos abordavam as pessoas e, depois, “ganhavam os mangues”, no dizer de Valdir. O único “porém” dele é a calçada logo ao lado do novo equipamento. “É uma buraqueira medonha”.

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e o DER dão versões diferentes para o problema. O primeiro órgão é responsável pelo projeto do cercamento. O segundo, pelo acompanhamento das obras. O gerente do Parque do Cocó, Inácio Prata, afirma que a empresa contratada para instalar a cerca deverá devolver a calçada do jeito que a encontrou, e inclusive já consertou um trecho na avenida Engenheiro Santana Júnior. O local teria sido priorizado por causa da maior circulação de pedestres.

Segundo Prata, além da implantação do cercamento, as chuvas também contribuíram para danificar o passeio e atrasar a reforma da calçada. “Alguns pontos ainda não foram refeitos tendo em vista a grande quantidade de chuvas”. De acordo com o gerente do Cocó, no caso dos danos sem relação com a cerca, a reforma obedecerá um planejamento da administração do parque. Prata adianta que todo o passeio será reurbanizado, num projeto maior do Governo do Estado. O que estaria sendo feito por enquanto é uma solução paliativa para a buraqueira. “A empresa está fazendo uma reposição imediata (do piso) para não deixar os buracos expostos”.

Já o superintendente do DER, Quintino Vieira, diz que a instalação da cerca não danificou a calçada e que a empresa contratada é responsável apenas pelo cercamento. Ele afirma que caberá à Prefeitura de Fortaleza reformar o passeio do entorno do Cocó.

Aguardamso a solução do impasse.

Nenhum comentário: