sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Zona Norte: Sobral discute Plano Diretor

Durante três dias, este o município discutiu temas relevantes sobre a vida da cidade e sobre o desenvolvimento urbano. No Fórum de "Questões Urbanas - A cidade Legal", engenheiros, arquitetos, construtores e vários outros convidados, além da presença de secretários municipais e populares, foram discutidas várias questões sobre o Plano Diretor que traça as diretrizes para o crescimento de uma cidade.

O evento congregou representantes dos principais segmentos do município de Sobral e do Estado em torno de temas que afetam a vida da cidade e em busca de novas alternativas que possibilitem a ocupação racional e legal do solo, respeitando-se a igualdade do direito e a soberania municipal.

O Fórum só se tornou mais importante porque a população pôde interagir com os debatedores e conhecer melhor o Plano Diretor elaborado pelo município em 2008. "A Prefeitura encaminhou para a Câmara de Vereadores o Plano Diretor e a Câmara apreciou, discutiu e votou no fim do ano passado. Fatores como de localização e expansão urbana da sede de Sobral, a atuação do Instituto do Patrimônio Histórico a Artístico nacional (Iphan), o sítio histórico tombado da cidade também foram debatidos durante o evento.

Entre os debatedores destaque para o secretário Estadual das Cidades, Joaquim Cartaxo; o coordenador do Iphan e vice-prefeito licenciado de Sobral, Clodoveu Arruda; e o arquiteto e urbanista, atual diretor de Gestão do Metrofor, Edilson Aragão.No primeiro dia foram debatidas as questões ambientais. Tema que teve como articulista a secretária Maria Juraci Neves, da Secretaria do Planejamento Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. O deputado federal, padre José Linhares, falou sobre "A cidade Humanizada" e o secretário das Cidades do Estado, Joaquim Cartaxo, levantou questões sobre "A cidade e o pacto urbanístico".

Fonte Caderno Regional do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário: