Contemporâneo e amigo de Oscar Niemeyer, Burle Marx foi responsável pelo paisagismo de projetos como o aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Eixo Monumental de Brasília. Também é dele o projeto original de paisagismo do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, que não chegou a ser executado completamente. Além disso, tem obras realizadas na Malásia, nos Estados Unidos e na Venezuela, entre outros 17 países.
As comemorações dos seus 100 anos de nascimento, se registram no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasilia, Fortaleza
- No Rio de Janeiro
Além da primeira edição da Exposição Roberto Burle Marx 100 Anos - A Permanência do Instável, no Paço Imperial Exposição Roberto Burle Marx 100 Anos - A Permanência do Instável, no IMS/ InstitutoMoreira Sales, em sua sede da Gávea, realizará uma extensa programação com exposição fotográfica, debates e lançamento de publicação "Guia dos Jardins de Burle Marx".
- Em São Paulo
A Exposição Roberto Burle Marx 100 Anos - A Permanência do Instável, entre 17/Julho e a 13 de setembro no Museu de Arte Moderna de São Paulo - Parque do Ibirapuera, trata-se de uma retrospectiva que marca o centenário de nascimento de Roberto Burle Marx (1909-1994). A mostra, que já passou pelo Rio de Janeiro, mapeia sua múltipla produção artística, exibindo pinturas, tapeçarias, joias e paisagismos.
- Em Fortaleza
Mais uma edição dos Seminários Colóquios sobre a Paisagem, UNIFOR, em comemoração ao centenáriode nascimento de Roberto Burle Marx, com palestra "Roberto Burle Marx: 100 anos de arte" com Ricardo Marinho(Dia 04/08 Auditório A4 UNIFOR - 18h e 30min), exibição de Video "Eu, Roberto Burle Marx"(06/08 Sala A VIDEOTECA UNIFOR- 19:00h) e visita aos jardins da Sede Administrativa BNB com Arquiteto Marcos Thé(07/08 - 9:00h Av. Paranjana, 5700/ BNB Passaré)
Nenhum comentário:
Postar um comentário