domingo, 30 de agosto de 2009

Fortaleza: bens tombados somente no papel

Tombamento da maioria dos bens arquitetônicos, naturais e culturais da cidade não passa do registro no livro. Nos últimos quatro anos, foram tombados, em Fortaleza, 19 bens sob tutela municipal. Destes, sete em caráter definitivo e 13, provisório. Ainda que tombados, não significa que estejam sendo conservados. Os provisórios aguardam, da Prefeitura, publicação de decreto-lei que estabeleça sua valorização permanente.


Muitos definitivos, estão incontestavelmente abandonados. Apesar do tombamento ser a primeira medida que protege o patrimônio ambiental urbano, a preservação só poderia ser notada se as edificações se encontrassem em bom estado e se as pessoas pudessem usufruir plenamente das instalações.

Não é o que acontece na Capital. Lord Hotel, Bar do Avião, Estoril, Mercado da Aerolândia. Dos 27 bens patrimoniais da cidade, muitos estão prestes a caírem literalmente em tombo.Um dos primeiros locais tombados, o Parque das Criança, no Centro, está com o lago seco e cheio de lixo.

A sujeira também pode ser vista nas áreas verdes, onde o mato está crescido. A estátua do cupido está sem braço, sem arco ou flecha. O entorno é cercado por vendedores ambulantes e na pista interior, que poderia servir para corrida e caminhadas, enfileiram-se os carros da Prefeitura com problemas de manutenção, facilmente denunciados pelos pneus furados.

A Prefeitura reconhece o problema, entretanto, para este ano, nada mais pode ser feito. Foi o que informou a titular da Secretaria Especial do Centro, Luíza Perdigão. "Não podia chegar no ponto que chegou, mas agora, o que podemos fazer já está sendo realizado. Percorremos todos os locais, ao todo, 21 praças do Centro e fizemos um orçamento detalhado para que seja feita a manutenção efetiva e periódica".

Fonte Diário do Nordeste. Fotografia Tuno Vieira.

Nenhum comentário: